UEPB - Repositório Digital

Jogos digitais no contexto da sala de aula utilizando o projeto um computador por aluno (ProUCA)

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dc.contributor.author Sousa, Neusa Helena Maia de
dc.date.accessioned 2023-09-12T20:42:48Z
dc.date.available 2023-09-12T20:42:48Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30125
dc.description SOUSA, N. H. M. de. Jogos digitais no contexto da sala de aula utilizando o projeto um computador por aluno (ProUCA). 2023. 21f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos digitais têm sido associados a ganhos em relação ao aprimoramento de aspectos cognitivos. Dessa forma, a partir da interação com esse tipo de jogo, os sujeitos jogadores têm um tempo menor de reação, melhoria no desempenho relacionado às habilidades visuais básicas e a atenção. Com isso, a partir de 2010 foi implementado o Programa Um Computador por Aluno (ProUCA), o qual se deu de forma espontânea devido às experiências vivenciadas na área de tecnologia educacional com formadoras e com participantes de cursos e formações que incluem o uso do computador e internet em atividades pedagógicas com educadores e educandos. Assim, o foco foi de fazer com que as tecnologias da informação e comunicação se façam presentes no cotidiano da escola pública. Por intermédio do ProUCA, Projeto: Programa Um Computador por Aluno (UCA) implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos e professores da rede pública de ensino, complementando as ações do MEC referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo Integrado que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio, os alunos tinham disponíveis em sala de aula um netbook por aluno, como também, internet acessível no prédio escolar. Diante todo o trabalho executado, com a utilização dos netbooks do Projeto UCA nas turmas de 5º ao 9º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Suassuna, percebeu-se que a utilização de Jogos Digitais no contesto da sala de aula trouxe um maior engajamento entre os alunos/professor, além de um melhor desempenho nas notas quantitativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rômulo César Araújo Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Digitais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aulas teóricas pt_BR
dc.subject Informática na educação pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Jogos digitais no contexto da sala de aula utilizando o projeto um computador por aluno (ProUCA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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