Resumo:
No Brasil, os serviços de distribuição de água e saneamento básico, em sua grande
maioria são prestados por operadores públicos, considerando a realidade atual dessas
entidades e o Novo Marco Legal do Saneamento que, entre outras coisas, institui metas a
serem atendidas até o final de 2033. O presente artigo busca analisar os resultados obtidos
pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA com a implementação, em uma
de suas áreas técnicas, da Gestão por Resultados, a fim de verificar se os resultados
colecionados foram satisfatórios para o órgão, do ponto de vista administrativo, e quais
foram as dificuldades encontradas no processo de implantação de modo que seja viável
averiguar a adoção da mesma metodologia em toda Companhia. Com uma pesquisa
documental, de modo a verificar e estudar documentos internos da Diretoria Comercial
da CAGEPA que regem a Gestão Pública por Resultados ali adotadas, bem como a
pesquisa quantitativa como mecanismo de acurácia dos resultados e bibliográfica, na
definição de conceitos chave de Gestão Pública por Resultados, o presente trabalho
analisa dados e os correlaciona com a teoria da administração pública gerencial. Por fim,
a pesquisa apresenta os resultados da aplicação do modelo de Gestão Pública por
Resultados com a adoção de Indicadores de Desempenho pela Área Comercial da
Companhia e os frutos econômicos e administrativos colhidos, demonstrando a
viabilidade da Administração Pública Gerencial.
Descrição:
BERNARDO, P. A. C. Gestão pública por resultados: um estudo de caso sobre a adoção de indicadores de desempenho na área comercial da CAGEPA. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.