Resumo:
O dever primordial das instituições públicas consiste em trabalhar em favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos. Cabe aos servidores públicos contribuir de maneira proativa com a gestão da administração pública, inicialmente através de uma boa comunicação, a fim de assegurar a qualidade das tarefas desenvolvidas ao longo da cadeia de serviços e buscando atender aos objetivos institucionais, que têm efeitos diretos sobre as demandas sociais. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os impactos da comunicação interna na realização das atividades dos servidores públicos. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Foi realizada a partir de levantamento teórico e estudo de caso, com pesquisa de campo, em instituição pública no Estado da Paraíba. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas com dezenove servidores públicos, utilizando-se o critério de amostragem por saturação como ferramenta conceitual para delimitar o número de participantes. A análise dos dados foi realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo que possibilita ao investigador organizar ideias específicas a partir do conteúdo coletado, orientando de forma objetiva o tratamento dos dados. A análise das entrevistas evidenciou três classes temáticas, constituídas por cinco categorias e quinze subcategorias, compostas em sua totalidade por 166 unidades temáticas que versam sobre a comunicação no ambiente de trabalho, o desenvolvimento das atividades institucionais e, sobre as políticas institucionais para melhorias na comunicação. Identificou-se que no órgão estudado existem falhas que criam barreiras à comunicação interna e que elas comprometem o fluxo de trabalho na visão da maioria dos entrevistados, devido ao atraso que gera na execução das atividades, a ausência de informações ao longo da cadeia de serviços do órgão e pelas tarefas que deixam de ser realizadas. Deste modo, é crucial que estratégias organizacionais sejam aplicadas para melhorias na comunicação interna, seja através de investimentos estruturais, incluindo o uso da tecnologia, seja pela criação de métodos que contribuam eficazmente com às relações interpessoais no órgão. O estudo permite que os gestores assegurem o pensamento estratégico em torno da problemática, podendo incentivar o planejamento do órgão para utilização de ferramentas eficientes de gestão, a partir da reflexão sobre a importância da comunicação interna nos fluxos de trabalho, em virtude dos impactos negativos ocasionados na cadeia de serviços, comprometendo o atendimento às demandas estatais em tempo hábil.
Descrição:
FARIAS, C. G. A. da S. A comunicação interna e seus efeitos no desenvolvimento das atividades dos servidores públicos: um estudo de caso numa secretaria de Estado. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.