Resumo:
A utilização das redes sociais tem ganhado grande notoriedade no âmbito educacional. O presente estudo analisa a permanência da utilização pedagógica da rede social WhatsApp entre professores de Ciências da região do Seridó paraibano, comparando o uso durante o transcurso da pandemia da Covid-19 e o momento presente. Os dados foram obtidos por meio de formulário eletrônico sem a identificação do público participante, formado por 10 professores de Ciências de escolas públicas de 5 municípios da região do Seridó paraibano. Constatou-se que grande parte desses professores são licenciados em Ciências Biológicas e atuam na profissão entre 16 e 20 anos. Mais da metade utilizam o WhatsApp tanto em atividades didático-pedagógicas quanto para contatos sociais. Durante a pandemia o WhatsApp foi utilizado como recurso pedagógico unanimemente e com alta frequência, sendo as mensagens de texto, áudio, arquivos, vídeos e videochamadas os recursos mais usados. Os motivos para a utilização relacionam-se a aspectos como facilidade de comunicação, aproximação dos estudantes às aulas, modelo de ensino admitido pelo Estado ao longo da pandemia e praticidade de uso. Os professores afirmaram trabalhar assuntos de fisiologia animal e vegetal, citologia e classificação dos seres vivos, tendo o WhatsApp como ferramenta de apoio pedagógico. Diante do reconhecimento e análise desses dados podemos afirmar que o uso do WhatsApp é verificado como uma tendência para o processo de aprendizagem em Ciências entre os professores dos 5 municípios do Seridó paraibano apontando que há nessa região a permanência do uso do WhatsApp para finalidades educacionais no momento presente.
Descrição:
MEDEIROS, Anderson Izaias Santos. Uso pedagógico das redes sociais: Inovação no ensino de Biologia na região do seridó paraibano. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.