Resumo:
A classificação documental organiza e ajuda a recuperar documentos, enquanto a
avaliação define seu prazo de guarda e destinação final. Nesta vertente, objetivou-se
compreender a relevância da classificação documental como subsídio da
transformação digital em organizações públicas a partir de uma revisão de literatura.
Justificou-se este estudo por considerar a importância da gestão documental na
administração pública, especialmente em um contexto de transformação digital. Além
disso, a Secretaria de Estado da Administração é uma das principais responsáveis
pela gestão de documentos no Estado, tornando relevante a análise de sua
abordagem metodológica para a classificação documental. Sob os prismas
metodológicos, aplicou-se uma Revisão Básica de Literatura norteada por uma
abordagem qualitativa em conjunto com o método comparativo e exploratório. Nesta
concepção, verificou-se que o Arquivista possui um papel fundamental para a
implementação de práticas de gestão documental eficientes e adequadas ao contexto
da transformação digital.
Descrição:
LEITE, J. R. A classificação documental como subsídio da transformação digital na gestão pública. 2023. 49f. Monografia (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.