UEPB - Repositório Digital

Salas multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Janaina Baracho Silva dos
dc.date.accessioned 2023-10-19T16:26:27Z
dc.date.available 2023-10-19T16:26:27Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30180
dc.description SANTOS, Janaina Baracho Silva dos. Sala multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que, o presente estudo trata sobre salas multisseriadas, foi necessário investigar os desafios e possibilidades na prática docente de duas salas multisseriadas no município de Duas Estradas-PB. Tendo como objetivos específicos: Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. De forma mais específica, buscou-se:1) Conhecer os principais paradigmas e das controvérsias que giram em torno da educação rural e da Educação do Campo; 2) Verificar a formação inicial e continuada no contexto das salas multisseriadas; e 3) Identificar quais são os desafios e possibilidades cotidianas anunciadas pelos docentes. Para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Hage (2008), Reis (2015), Vieiro e Medeiros (2018), Santos (2021), Munarin (2008), Caldart (2012), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, que busca descrever a realidade durante as reflexões sobre a temática. A investigação trata-se de uma pesquisa de campo em duas salas multisseriadas, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Diante disso, verificou-se que as/os docentes que lecionam na zona rural enfrentam muitas dificuldades, desde recursos pedagógicos adequados, formação inicial e continuada docente para atuar nesse contexto específico e garantir que as escolas tenham infraestrutura física e tecnológica adequada. Foi possível concluir que é necessário promover um maior incentivo à produção de pesquisas que contribuam para as práticas pedagógicas no campo, considerando suas diversas realidades e peculiaridades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Salas multisseriadas pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Salas multisseriadas: um olhar sobre a prática docente no município de Duas Estradas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta