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Com a crise global ocasionada pela pandemia da covid-19, o discurso acerca da saúde mental intensificou-se, tornando-se tema de principais debates e discussões. Esta pesquisa buscou abordar por meio de uma revisão da literatura de caráter descritivo e análise qualitativa, a depressão infantil em tempos de pandemia da covid-19, elucidando o papel ativo da criança através do recurso lúdico, por meio de periódicos de Bases de Dados Virtuais como SciELO, PePSIC e BVS, bem como, Sites e Livros relacionados presentes na íntegra. Antes de adentrar na temática, desenvolveu-se um percurso pela historiografia da infância desde o descaso na Antiguidade até o protagonismo infantil com o advento da Modernidade. Assim, abriu-se espaço para compreender a criança em sua totalidade a partir de contribuições da psicologia infantil. Verificou-se que diante do cenário pandêmico houve a potencialização dos fatores de risco da depressão infantil, atrelados à privação social. Mediante os fatos expostos, estudos apontam que um aumento dos casos de depressão infantil está diretamente relacionado com a pandemia da covid-19, nesse panorama a prevalência dobrou se comparar com o contexto pré-pandêmico, porém o diagnóstico se torna extremamente difícil pelo fato da sintomatologia se expressar de forma atípica no público infantil. Ademais, o lúdico pode ser bastante útil no tratamento de crianças acometidas por sintomas depressivos atuando como recurso mediador e facilitador na promoção de bem-estar físico e subjetivo. Portanto, a depressão infantil não deve ser minimizada, o transtorno depressivo na infância se configura como uma doença grave que precisa de diagnóstico e tratamento. |
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