Resumo:
A inclusão passou a ser uma temática cada vez mais debatida por todos, principalmente, entre professores e gestores que precisam lidar diariamente com o processo de inclusão não somente em sala de aula, mas também durante todas as atividades propostas ao longo de todo o ano letivo, com o intuito de fortalecer cada vez mais a educação inclusiva e assegurar que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de modo a garantir o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de cada criança. Assim, movida pelo desejo de compreender ainda mais sobre o assunto e buscar informações que possam contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva, foi realizada uma pesquisa de campo com professores da educação infantil nas escolas municipais do brejo paraibano. O objetivo da pesquisa foi analisar a garantia dos direitos de acessibilidade como meio de inclusão na educação infantil, para isso foi aplicado um questionário com perguntas abertas e objetivas, na qual evidenciaram significativas mudanças acerca da acessibilidade e inclusão no âmbito escolar, bem como suas fragilidades no sistema educativo.
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Karolina Ribeiro de. A garantia dos direitos de acessibilidade como meio de inclusão na educação infantil. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.