Resumo:
A chegada da pandemia da COVID-19 se deu de forma devastadora, levando toda a sociedade a repensar maneiras de se adaptar às mudanças necessárias. Como a pandemia exigia que as pessoas evitassem o contato físico para conter a propagação do vírus, sendo necessário que as pessoas se reinventassem para lidar com as responsabilidades diárias. As tecnologias desempenharam um papel fundamental na adaptação de várias áreas, incluindo o comércio, a terapia e também o sistema educacional, onde se fez necessário o uso do ensino remoto emergencial para continuar às atividades acadêmicas. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar a percepção dos alunos em relação à disciplina de Administração de Sistemas de Informação durante o período de ensino remoto emergencial no segundo semestre de 2021. O foco recai sobre os estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, situado em Patos-PB. Para a análise, foi adotada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a qual consiste em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os dados objetivos foram coletados por meio de um questionário aplicado no referido semestre, totalizando uma amostra de 46 participantes. Por fim, este estudo proporcionou uma visão abrangente da perspectiva dos alunos em relação à disciplina abordada. Evidenciou-se o interesse dos alunos em aprender e compreender os conteúdos apresentados pelos docentes, o que reflete um efetivo processo de aprendizado mesmo diante das adversidades. Além disso, ficou demonstrado que os alunos reconhecem a relevância da disciplina tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.
Descrição:
RODRIGUES, I. S. Ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19: visão do aluno sobre a disciplina de administração de sistemas de informação. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.