dc.description.abstract |
Os anos de 2020 e 2021 podem ser entendidos como os períodos em que os
estados ampliaram a utilização de sistemas informatizados de produção de
documentos institucionais, devido a Covid-19 Esse processo já vinha ocorrendo,
tendo em vista a agilidade dos documentos nato-digitais e dos digitalizados. Em
artigo publicado em maio do ano passado, Melo, Teixeira e Esteves (2022)
apresentaram um panorama dos estados que implantaram este tipo de sistema e
realizaram uma análise a partir dos decretos estaduais para instituição dos
softwares/sistemas de gestão documental. Neste sentido, a problematização que
norteia nossa pesquisa é como os arquivos públicos estão participando no processo
de governança destes sistemas de informatização? Desta forma, esta pesquisa, tem
como objetivo principal buscar entender as estruturas de governança arquivísticas
estabelecidas pelos Arquivos Públicos Estaduais para participarem nos processos
de informatização da produção, tramitação, armazenamento, preservação e acesso
dos documentos públicos produzidos pelos estados brasileiros. Como hipótese tem
que os arquivos públicos não estão conseguindo ter uma participação efetiva nos
processos de implantação destes sistemas nos estados brasileiros. Este trabalho
baseou- se na realização de um estudo planejado, elaborado através de uma
pesquisa de caso do universo dos servidores dos arquivos públicos dos estados
brasileiros. Sendo definida como exploratório-descritivo, onde visa explorar o objeto
a partir dos instrumentos de pesquisa: entrevistas, questionários e observações.
Como o impacto, atual e futuro, causa mudanças nos processos de produção
documental nos arquivos. Os referenciais teóricos que fundamentaram esta
pesquisa serão estruturados à luz da governança arquivística com ênfase nas
normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos, além de autores como
Jardim (2018, 2019), Cunha, Matos e Lima (2021); Germano (2016). Sendo notório,
mediante as conclusões, realidades distintas na estrutura no processo de
implementação do software arquivísticos, como também em procedimentos
arquivísticos realizados em forma física e digital, formação de gestores. Crescente e
necessidade de atualizações, aderência ao Earq- Brasil e regulamentações acerca
dos serviços digitais no ambiente arquivístico |
pt_BR |