Resumo:
O presente estudo abordará as contribuições da família e a escola como fonte de
ensino e aprendizagem para crianças do ensino fundamental I, tendo como objetivo
geral analisar a influência da escola e família no processo de ensino e aprendizagem
da criança. E como objetivos específicos analisar como deve ser criada essa relação
de escola-família, compreender a importância da participação da família com a
instituição educacional para o desempenho na aprendizagem e autoconfiança do
aluno, e analisar quais os bloqueios que dificultam a interação entre família/ escola. A
pesquisa justifica-se pela importância de apresentar as contribuições da família e a
escola como ferramenta para o processo de desenvolvimento educacional do
educando. Para o desempenho do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica. E o
artigo utilizou-se como referência os estudos dos seguintes autores Piaget (1977);
Esteves (2004); Gil (1987); Prado (2013); Rego (2003); Oliveira (2000) Vigotsky
(1998), Toro (2002), entre outros autores que orienta o entendimento do estudo
pesquisado. Trazendo reflexão sobre a importância da interação família e escola para
o desenvolvimento da criança. Quais as estratégias que pode ser feita para garantir
essa aproximação ativa da escola com os pais? Qual a influência que esse essa
participação acarreta na vida da criança? Quais os bloqueios que dificulta essa
relação? Sob o estudo de pesquisas de autores qualificados que adicionam
ativamente para a reflexão desse trabalho, visto que a intenção é refletir e discutir a
ação que a família e escola promovem na vida escolar do estudante seja ela de forma
positiva ou negativa, mas influencia diretamente no desempenho da criança e na
garantia do sucesso escolar. Assim, foi possível concluir que a presença da família na
escola, é uma estratégia que além de estimular o convívio também impacta
positivamente o rendimento e produtividade da criança principalmente em seu
progresso na aprendizagem de alfabetização. Sendo assim, um bom relacionamento
entre a família e o colégio, se torna um diferencial importante para o estimulo das
habilidades sociais da criança.
Descrição:
MEDEIROS, Namíbia da Silva Barros. Contribuições da família e a escola como fonte de ensino e aprendizagem para crianças do ensino fundamental I. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.