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A Educação Estética é fundamental no desenvolvimento da criança, incorporando experiências artísticas e culturais que estimulam sua sensibilidade estética e criatividade desde cedo, preparando-as para crescerem como indivíduos culturalmente conscientes. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico (Gerhardt; Silveira, 2009), realizada na SciELO (Scientific Electronic Library Online), objetivou-se analisar o que diz a produção acadêmica a respeito Educação Estética indexadas nessa base, no período compreendido entre 2018 a 2023. De forma mais específica, buscou-se identificar artigos acadêmicos que abordassem a Educação Estética na Educação Infantil na base de dados SciELO, analisar se os autores compreendem a importância da experiência estética na Educação Infantil e compreender se os textos refletem sobre uma Educação Estética voltada para a intencionalidade em sala de aula, principalmente a importância dela para o aprendizado das crianças. Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamentou o trabalho, foram utilizados os escritos de Malaguzzi (1993), Barbosa (1989), Vygotsky (2009), Freire (2003), Trezzi (2017) e outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Diante disso, verificou-se que na Base SciELO, os resultados da pesquisa bibliográfica revelam uma produção acadêmica tímida no campo da Educação Estética, especialmente quando relacionada à Educação Infantil. Foram identificados 6 artigos, abordando duas áreas distintas, a saber: "Educação Estética e Mediação de Leitura de Imagem" e "Educação Estética no Currículo Escolar". Com isso, foi possível concluir que a Educação Estética é uma área dinâmica e relevante que enriquece a experiência estética no ambiente educacional e promove relações construídas em sala de aula que facilitam a aprendizagem dos sentidos. É crucial continuar a investigar e aprofundar essa temática, assim como disseminar as descobertas para enriquecer as práticas pedagógicas. |
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