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As emoções representam importantes aspectos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. Contudo, é essencial que o profissional esteja preparado, por meio de formações, para lidar com essa temática, bem como, também, deve saber gerenciar suas próprias emoções para que, em seguida, consiga lidar com as emoções de seus alunos. No presente estudo, temos comos objetivo compreender a importância da educação emocional na educação básica e a sua contribuição para o processo de ensino/aprendizagem. Para atingirmos esse objetivo nos baseamos na seguinte questão: quais contribuições da educação emocional para processo de ensino/aprendizagem? E justificamos a temática por entendermos a sua relevância, bem como na compreensão de que tanto os professores, quanto os educandos são sujeitos emotivos, assim, dotados de emoções e sentimentos e isso implica, diretamente, nas habilidades educacionais dos discentes, fortalecendo (as) ou fragilizando (as), assim, precisa ser considerada e trabalhada no âmbito escolar de forma consciente e democrática. Metodologicamente, essa pesquisa é de cunho bibliográfico e de caráter interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa, optamos, também, pela aplicação de um questionário composto por cinco perguntas e aplicado a dois professores. Como aporte teórico recorremos aos pressupostos de Goleman (2011), Santos (2000) e Maturana (2002), BNCC (2017) e outros. Os resultados apontam para a importância de se considerar e trabalhar a educação emocional no processo de ensino e aprendizagem, valorizando as potencialidades das emoções para um ensino de qualidade e uma aprendizagem significativa e equitativa. |
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