UEPB - Repositório Digital

Educação emocional no processo de ensino/aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alexsandro Galdino da
dc.date.accessioned 2023-11-29T16:46:39Z
dc.date.available 2023-11-29T16:46:39Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30319
dc.description SILVA, Alexsandro Galdino da. Educação emocional no processo de ensino/aprendizagem. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As emoções representam importantes aspectos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. Contudo, é essencial que o profissional esteja preparado, por meio de formações, para lidar com essa temática, bem como, também, deve saber gerenciar suas próprias emoções para que, em seguida, consiga lidar com as emoções de seus alunos. No presente estudo, temos comos objetivo compreender a importância da educação emocional na educação básica e a sua contribuição para o processo de ensino/aprendizagem. Para atingirmos esse objetivo nos baseamos na seguinte questão: quais contribuições da educação emocional para processo de ensino/aprendizagem? E justificamos a temática por entendermos a sua relevância, bem como na compreensão de que tanto os professores, quanto os educandos são sujeitos emotivos, assim, dotados de emoções e sentimentos e isso implica, diretamente, nas habilidades educacionais dos discentes, fortalecendo (as) ou fragilizando (as), assim, precisa ser considerada e trabalhada no âmbito escolar de forma consciente e democrática. Metodologicamente, essa pesquisa é de cunho bibliográfico e de caráter interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa, optamos, também, pela aplicação de um questionário composto por cinco perguntas e aplicado a dois professores. Como aporte teórico recorremos aos pressupostos de Goleman (2011), Santos (2000) e Maturana (2002), BNCC (2017) e outros. Os resultados apontam para a importância de se considerar e trabalhar a educação emocional no processo de ensino e aprendizagem, valorizando as potencialidades das emoções para um ensino de qualidade e uma aprendizagem significativa e equitativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luandson Luis da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação emocional. pt_BR
dc.subject Ensino/aprendizagem. pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.title Educação emocional no processo de ensino/aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta