Resumo:
O presente trabalho tem como tema a Ausência da ludicidade no processo de
aprendizagem do 4ºano do ensino fundamental. Este trabalho tem o intuito de mostrar a
eficácia e os benefícios da ludicidade, e a ausência de atividades lúdicas para as crianças
do ensino fundamental 4ºano. A brincadeira é a continuidade de um desenvolvimento
que sai do interior de cada ser e de transmitir alegria, sondando se eles estão se sentindo
bem. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica onde foi observado e realizado
pesquisa sobre o tema, juntando assim argumentos que justifique a importância de
atividades lúdicas para o benefício do ensino e aprendizagem uma vez que fica visível à
eficácia e os resultados satisfatórios quando se trabalha de forma lúdica, que nos dará
uma informação mais aprofundada a respeito do assunto abordado, buscando
demonstrar e apresentar o histórico do brincar na educação que mostra todo o processo e
a importância do brinquedo na escola, trazendo ainda a aprendizagem e os tipos de
aprendizagem que facilitam o entendimento do educando e a importância do lúdico na
aprendizagem formando, assim, meios de facilitar e valorizar o aprendizado dos alunos.
Sendo que a questão norteadora está voltada para o porquê de não ser realizado essas
atividades lúdicas nessa série, uma vez que é direito da criança atividades dinâmicas e
aprendizagem de forma prazerosa.
Descrição:
SILVA, Milena Ferreira da. Ausência da ludicidade no processo de aprendizagem do 4ºano do ensino fundamental. 2023. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.