Resumo:
Este trabalho relata a experiência e a trajetória educacional de uma aluna do curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba, que vivenciou as dificuldades e as conquistas do direito à educação na zona rural do município de Pilões/PB. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o direito à educação construída historicamente, partindo do viés da narrativa de trajetória educacional conduzida pelo relato de experiência de uma aluna em formação. Considerando a sua trajetória educacional na infância e o seu processo de formação inicial no ensino superior. A metodologia utilizada partiu das narrativas escritas no contexto de (auto) relato de experiência a partir da trajetória educacional de uma aluna da zona rural em contexto atual de formação universitária, além de um levantamento de dados a campo, a fim de buscar elementos da educação escolar e uma entrevista com a ex-professora que atendia na região da zona rural. Além disso, empregou-se o aporte teórico-metodológico a partir de Breton (2011), Marconi e Lakatos (2003), Ferraro (2008), Saviani (2008), Gentili (1998), Cury (2002), Freire (1996), Flach (2011), Mussiet al. (2021) entre outros. Portanto, refletir a respeito dessas experiências proporcionou um encontro com a perspectiva em torno dos direitos básicos acessíveis ou não aos cidadãos em suas trajetórias, especialmente no âmbito educacional.
Descrição:
SILVA, Fabiana da. Direito à educação: Relato de experiência e trajetória educacional de uma aluna em formação. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.