Resumo:
O presente estudo busca compreender qual o papel da diplomacia midiática como estratégia de ação governamental. Nesse sentido, centra-se nos papeis desempenhados pela mídia e pela opinião pública nas Relações Internacionais, buscando assim entender como os Estados aproveitam os novos recursos midiáticos da Era da Informação para a diplomacia. Escolheu-se esse objeto por o Sistema Internacional paulatinamente estar ampliando sua agenda ao focar em questões da low politics (mídia, meio ambiente, gênero, feminismo, questões sociais e culturais), bem como pelas reflexões construtivistas entenderem que os Estados não são os únicos objetos de estudo desse campo de saber. Ademais, destacamos o fato de que os sistemas de comunicação vêm sendo constantemente utilizados pelos Estados para disseminar e fortalecer suas ações governamentais, assim visando obter maior eficácia das negociações na medida em que amplia o contato com os governados, caracterizando o que hoje se chama diplomacia midiática. Em relação a esses aspectos, destacou-se o governo Lula para exemplificar como a diplomacia midiática foi utilizada como estratégia de ação governamental em sua gestão. Tendo esse enfoque como estudo, adotou-se uma metodologia interdisciplinar, objetivando assim integrar às RI a Comunicação Social (sendo o foco a diplomacia midiática). Essa pesquisa, então, focou em um campo em amplo desenvolvimento nos Estados Unidos (tanto na academia quanto no governo, porém ainda incipiente nos estudos de Relações Internacionais do Brasil), o que levou a constatar a relevância da mídia como um novo ator das relações internacionais.
Descrição:
ONOFRE, Raíssa Lima. A diplomacia midiática como estratégia de ação governamental. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.