UEPB - Repositório Digital

A diplomacia midiática como estratégia de ação governamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Onofre, Raíssa Lima
dc.date.accessioned 2014-03-10T19:35:35Z
dc.date.available 2014-03-10T19:35:35Z
dc.date.issued 2014-03-10
dc.identifier.other CDD 327.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3042
dc.description ONOFRE, Raíssa Lima. A diplomacia midiática como estratégia de ação governamental. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca compreender qual o papel da diplomacia midiática como estratégia de ação governamental. Nesse sentido, centra-se nos papeis desempenhados pela mídia e pela opinião pública nas Relações Internacionais, buscando assim entender como os Estados aproveitam os novos recursos midiáticos da Era da Informação para a diplomacia. Escolheu-se esse objeto por o Sistema Internacional paulatinamente estar ampliando sua agenda ao focar em questões da low politics (mídia, meio ambiente, gênero, feminismo, questões sociais e culturais), bem como pelas reflexões construtivistas entenderem que os Estados não são os únicos objetos de estudo desse campo de saber. Ademais, destacamos o fato de que os sistemas de comunicação vêm sendo constantemente utilizados pelos Estados para disseminar e fortalecer suas ações governamentais, assim visando obter maior eficácia das negociações na medida em que amplia o contato com os governados, caracterizando o que hoje se chama diplomacia midiática. Em relação a esses aspectos, destacou-se o governo Lula para exemplificar como a diplomacia midiática foi utilizada como estratégia de ação governamental em sua gestão. Tendo esse enfoque como estudo, adotou-se uma metodologia interdisciplinar, objetivando assim integrar às RI a Comunicação Social (sendo o foco a diplomacia midiática). Essa pesquisa, então, focou em um campo em amplo desenvolvimento nos Estados Unidos (tanto na academia quanto no governo, porém ainda incipiente nos estudos de Relações Internacionais do Brasil), o que levou a constatar a relevância da mídia como um novo ator das relações internacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvia Garcia Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diplomacia Midiática pt_BR
dc.subject Estratégia Política pt_BR
dc.subject Opinião pública pt_BR
dc.title A diplomacia midiática como estratégia de ação governamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta