Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como a prática da escuta ativa e empática pode favorecer a vida acadêmica dos alunos concluintes dos cursos de graduação e pós-graduação na feitura do Trabalho de Conclusão de Curso. Para tanto, busca identificar os aspectos que interferem positivamente na formação inicial e continuada de estudantes nas experiências realizadas através da extensão universitária no período de 2021-2023, centrando o olhar sobre os resultados atingidos pelo projeto supracitado e buscando na literatura estudos que já tenham abordado a escuta como prática pedagógica. Este trabalho realiza um estudo de casos múltiplos e utiliza uma abordagem qualitativa para compreender o comportamento dos estudantes que participaram do referido projeto de extensão e demonstraram progresso no trabalho de conclusão de curso após as escutas. Ainda, o estudo coletou dados através de entrevistas, realizou uma análise de conteúdo e investigou as dificuldades dos estudantes com o TCC, e a influência das escutas na progressão do trabalho. Para entender como a escuta ocorre no ambiente educacional, este trabalho busca respaldo teórico nos apontamentos de Cavalcante, Santos e Oliveira 2021, Barbosa 2016, Neto e Molina 2002 e Tavares 2020. Para a compreensão acerca do que é escuta ativa, a pesquisa recorre às considerações de Rogers e Farson 1987, Beninca e Sá 2021 e Sousa, Ribeiro e Tavares 2021. Para entender os conflitos emocionais vivenciados por estudantes universitários na fase de elaboração do TCC, este estudo dialoga com Galvão 2018, Silva e Pereira 2022, Neto e Guimarães 2015, Carboni e Nogueira 2004, Costa e Silva 2021, Jesus 2022 e Guedes e Vieira 2021. Os resultados obtidos apontam que a escuta ativa e empática oferecida pelo projeto foi eficaz para ajudar os estudantes a superarem os desafios enfrentados na fase de conclusão do curso. A pesquisa reforçou a importância do cuidado com a saúde mental dos estudantes, a compreensão de suas dificuldades e a oferta de apoio emocional e acadêmico. Assim, a hipótese de solução de que a escuta ativa e empática poderia ser uma prática pedagógica adequada para apoiar estudantes universitários na fase de conclusão do curso foi confirmada.
Descrição:
SANTOS, João Faustino dos. A escuta e o trabalho de conclusão de curso: um estudo de casos múltiplos atendidos no Projeto de Extensão "Pra te escutar: novos horizontes para formação humana". 2023. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.