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A aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pública da cidade de Guarabira/PB

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dc.contributor.author Souza, Sara Oliveira
dc.date.accessioned 2023-12-06T14:27:42Z
dc.date.available 2023-12-06T14:27:42Z
dc.date.issued 2023-11-24
dc.identifier.other CDD 981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30452
dc.description SOUZA, Sara Oliveira. A aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pública da cidade de Guarabira/PB. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O tema escolhido é importante para a promoção da educação, principalmente da educação voltada a história e a cultura afro-Brasileira, por isso, o estudo analisa a prática da Lei n° 10.639 (BRASIL, 2003) e da educação étnico-racial na cidade de Guarabira/PB. A pesquisa tem como objetivo geral pesquisar como as escolas do município de Guarabira da rede pública estão trabalhando a lei nº 10.639 (BRASIL, 2003) na sala de aula, sobretudo a partir das dificuldades e desafios que são encontrados no seu cotidiano, e também apresenta como objetivos específicos: conhecer a forma em que as escolas trabalham a educação étnico-racial, avaliar como está sendo inserida a Lei n° 10.639(BRASIL, 2003) nas escolas e quais são as metodologias usadas pelos professores, verificar se as metodologias dos professores estão colaborando para a prática da Lei n° 10.639(BRASIL, 2003), em seguida ajudar a promover atividades que trabalhará a educação étnico-racial nas escolas. Autores como Munanga(2005), Barbosa (2001), Richardson (2013) foram essenciais para contribuir para o estudo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, onde foi analisado a qualidade das práticas dos/das professores/as, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário composto por dois blocos de dados, um com informações pessoais dos professores e de sua formação e o outro bloco composto com perguntas abertas que auxiliou na coleta de dados da pesquisa dos noves docentes voluntários. O estudo teve um resultado satisfatório, onde todos os colaboradores que responderam os questionários afirmaram que a Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003) é de fundamental importância nas instituições de ensino, e que eles buscam colocar ela em prática na sala de aula dentro das suas respectivas realidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.title A aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pública da cidade de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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