Resumo:
O ensino da Geografia escolar ainda é considerado monótono e não atrativo pelos alunos e,
isso se dá pelo fato de que os professores ainda se utilizam de métodos não participativos na
aplicação das aulas. Assim, as metodologias ativas surgem para suprir essa necessidade de
tornar as aulas mais atrativas para o educando, por meio dos recursos didáticos e da
participação dos estudantes. Desta maneira, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das
metodologias ativas no ambiente escolar, a qual contribui e estimula o protagonismo do aluno
no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como campo a turma do 9º ano da
Escola Municipal Deputado Djalma Marinho da cidade de Passa e Fica/ RN. Em que,
utilizou-se o método quali-quantitativo, que através de questionários se analisou como os
alunos lidam com o uso das metodologias ativas empregado no ensino da Geografia, e a
percepção do professor em relação a aplicação das metodologias ativas. Portanto, pode-se
constatar através do resultado obtido a partir do preenchimento do questionário que os alunos
se sentem mais atraídos na aula quando se tem a presença das metodologias ativas por meio
dos recursos didáticos, e que de fato as metodologias contribuem para um ensino mais eficaz
na disciplina.
Descrição:
SILVA, Natália de Oliveira. A utilização de metodologias ativas no ensino de geografia: observação e vivência na Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, na cidade de Passa e Fica/ RN. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.