Resumo:
É notório que o ensino é capaz de alterar a condição de vida de muitas pessoas, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Neste contexto de transformação, Itamar Vieira Junior destaca em sua obra Torto Arado (2019) uma vertente semelhante, porque ilustra o valor que a educação por si só pode proporcionar, mudando toda uma comunidade, desde sua forma de pensar, até a maneira de como luta por seus direitos. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar as personagens Bibiana e Belonísia na obra citada, a partir das relações estabelecidas por elas com a educação e com o trabalho, por meio uma abordagem qualitativa, e à luz dos pressupostos de Andrade (2016), Candido et al. (2009), Del Priore (2001), Freire (1979), Hooks (2017), dentre outros. Nesse sentido, a temática apresentada se mostra relevante perante a necessidade em evidenciar os desafios das mulheres na comunidade fictícia Água Negra. Assim, através deste estudo foi possível perceber os maiores desafios das mulheres nas comunidades rurais quilombolas estão ligados predominantemente ao abuso de poder, sobretudo às questões degradantes de trabalho e de educação, foco central desta análise, o que contribui para a inferiorização feminina em sua condição da mulher negra, pobre e pertencente a comunidades rurais, diante da situação análoga à escravidão presente na narrativa.
Descrição:
DUTRA, Jaciara Pereira. Mulher, trabalho e educação: uma análise das personagens Belonísia e Bibiana em Torto Arado. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.