dc.contributor.author |
Silva Junior, José Alberto Camilo da |
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dc.date.accessioned |
2023-12-07T11:51:38Z |
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dc.date.available |
2023-12-07T11:51:38Z |
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dc.date.issued |
2023-12-06 |
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dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30467 |
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dc.description |
SILVA JUNIOR, J. A. C. Vinte anos da Lei 10.639/03 e os percalços de sua implementação: um estudo a partir da formação de professores de língua portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos
dos quatro cursos de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e sua
conexão com a formação docente para uma educação antirracista. A Lei 10.639/03, que no
ano vigente completa duas décadas de existência oficial, tornou obrigatório o ensino da
cultura afro-brasileira e africana na educação básica, marcando um esforço em desconstruir a
visão eurocêntrica da história brasileira. A metodologia deste estudo envolveu o procedimento
da pesquisa bibliográfica, na qual a literatura especializada e artigos relacionados ao racismo,
história e cultura africanas e afro-brasileiras foram examinados. Além disso, através da
pesquisa documental analisou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de Língua
Portuguesa da UEPB, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros
documentos relacionados ao escopo da pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa qualitativa
também foi procedida para analisar os dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam
para uma lacuna significativa na literatura acadêmica em relação à implementação da Lei
10.639/03 no ensino de Língua Portuguesa. Por meio desta pesquisa também foi possível
constatar que a UEPB desempenha um papel fundamental na formação de professores de
língua portuguesa. No entanto, em relação ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, há uma clara necessidade de melhorias para efetivar a aplicação da Lei 10.639/03 em seus cursos de Letras/Português. A formação de professores desempenha um papel crucial na transmissão de conhecimentos e valores, e esta pesquisa visa preencher essa lacuna e contribuir para a discussão sobre a aplicação da lei na formação de professores de Língua Portuguesa em instituições de ensino superior. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Melânia Nobrega Pereira de Farias |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua portuguesa |
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dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Lei nº 10639/2003 |
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dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Vinte anos da Lei 10.639/03 e os percalços de sua implementação: um estudo a partir da formação de professores de língua portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
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dc.type |
Other |
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