Resumo:
O presente trabalho tem como tema a construção da identidade étnico-racial na
educação infantil na obra o pequeno príncipe preto, tendo por objetivo geral,
investigar o uso da literatura infantil como ferramenta na construção da identidade
étnico-racial na educação infantil, e objetiva-se, especificamente, descrever o uso da
literatura infantil como forma de combate a discriminação racial; caracterizar o papel
da escola e do professor na construção da identidade étnica, e por fim, identificar as
contribuições da literatura infantil para trabalhar a temática racial. Para o
embasamento teórico utilizamos como autores principais BENTO (2012),
CADERMATORI (1986), FARIAS (2018), GOMES (2005) e MUNANGA (2005). Este
trabalho se deu de forma qualitativa, em que foi preparada uma sequência didática
voltada para a Educação Infantil, baseado no livro o pequeno príncipe preto do autor
Rodrigo de França. Com esta pesquisa foi possível verificar a importância da
utilização de obras com personagens negros/as na prática educativa objetivando
abordar questões étnico-raciais e promovendo uma identidade negra positiva.
Observou-se nessa pesquisa a necessidade de trazer para sala de aula, livros
infantis com personagens negros, como forma de contribuirpara uma sociedade sem
preconceito.
Descrição:
SILVA, Aline Marques da. A construção da identidade étnico-racial na educação infantil na obra "O Pequeno Príncipe Preto" do autor Rodrigo de França. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.