UEPB - Repositório Digital

Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Vanessa de
dc.date.accessioned 2023-12-07T14:15:09Z
dc.date.available 2023-12-07T14:15:09Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30474
dc.description LIMA, Vanessa de. Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação de Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O período de pandemia mundial, ocasionada pelo vírus SARS-COV-2 (causador da doença Covid 19), em todos os segmentos da sociedade teve como medida de contenção o isolamento social e, assim como em outros contextos, no âmbito escolar/acadêmico foi necessário migrarmos para o ambiente remoto, dando continuidade às atividades educativas. Todavia, ocorreram alguns percalços e a aprendizagem dos alunos sofreu algumas perdas. Considerando então tal realidade, o presente estudo tem como objetivo descrever os impactos sentidos pelos alunos da 3ª série de uma escola pública localizada no município de Dona Inês-PB. Para tanto, em termos metodológicos, nosso estudo vincula-se à abordagem de cunho qualitativo e se ancora numa perspectiva interpretativista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário estruturado, o qual foi aplicado com fins de investigação quanto à percepção dos alunos durante o seu desempenho no período remoto, sobre o acesso à internet e aos aparelhos que dispunham, apoio familiar, os entraves vividos por eles e como esses aspectos refletem na continuidade dos estudos. Com esse mesmo intuito, foi aplicado também um questionário com o professor de Língua Portuguesa da turma, a fim de comparar as percepções do ensino e da aprendizagem e analisar as convergências. Como resultados, verificou-se que, após à análise das respostas, parte dos alunos não conseguiam acompanhar as aulas remotas em sua totalidade e, que há prejuízos educacionais e psicológicos oriundos das aulas no período remoto, refletidos no desenvolvimento de conhecimentos durante as aulas presenciais atualmente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pós Pandemia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Impactos educacionais pt_BR
dc.title Os impactos da pandemia sobre o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta