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O período de pandemia mundial, ocasionada pelo vírus SARS-COV-2 (causador da doença
Covid 19), em todos os segmentos da sociedade teve como medida de contenção o isolamento
social e, assim como em outros contextos, no âmbito escolar/acadêmico foi necessário
migrarmos para o ambiente remoto, dando continuidade às atividades educativas. Todavia,
ocorreram alguns percalços e a aprendizagem dos alunos sofreu algumas perdas. Considerando
então tal realidade, o presente estudo tem como objetivo descrever os impactos sentidos pelos
alunos da 3ª série de uma escola pública localizada no município de Dona Inês-PB. Para tanto,
em termos metodológicos, nosso estudo vincula-se à abordagem de cunho qualitativo e se
ancora numa perspectiva interpretativista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o
questionário estruturado, o qual foi aplicado com fins de investigação quanto à percepção dos
alunos durante o seu desempenho no período remoto, sobre o acesso à internet e aos aparelhos
que dispunham, apoio familiar, os entraves vividos por eles e como esses aspectos refletem na
continuidade dos estudos. Com esse mesmo intuito, foi aplicado também um questionário com
o professor de Língua Portuguesa da turma, a fim de comparar as percepções do ensino e da
aprendizagem e analisar as convergências. Como resultados, verificou-se que, após à análise
das respostas, parte dos alunos não conseguiam acompanhar as aulas remotas em sua totalidade
e, que há prejuízos educacionais e psicológicos oriundos das aulas no período remoto, refletidos
no desenvolvimento de conhecimentos durante as aulas presenciais atualmente. |
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