UEPB - Repositório Digital

Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Felipe Beijamim de
dc.date.accessioned 2023-12-07T17:52:09Z
dc.date.available 2023-12-07T17:52:09Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30475
dc.description OLIVEIRA, Felipe Beijamim de. Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo propõe-se a refletir sobre a prática educativa com as Histórias em Quadrinhos no âmbito do letramento no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Ante ao objetivo de estudo buscamos indagar, como as Histórias em Quadrinhos contribuem para práticas do letramento no Ensino Fundamental durante os anos iniciais? Oriundo de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo em educação, evidencia como o letramento e a alfabetização são importantes no processo de aquisição das competências leitoras, embora sejam processos distintos, ambos se complementam e precisam ser compreendidos pelo docente que atua enquanto mediador no processo ensino e aprendizagem. Um recorte histórico acerca da concepção do gênero textual Histórias em Quadrinhos é parte integrante neste estudo, uma vez que serviu de suporte para os desdobramentos da pesquisa. O aporte teórico ancorou-se em Soares (2003; 2021), apresentando suas impressões sobre o letramento e Luyten (1985) e Waldomiro Vergueiro (2020) sobre as HQs na educação, além da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que acolheram a proposta de trabalho pedagógico com as Histórias em Quadrinhos, após rejeição e aversão a esse tipo de literatura, tais documentos denotam a efetividade do trabalho com esse gênero dentro das salas de aulas das escolas do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida no Pré-Escolar Municipal Tio Patinhas, em Caiçara/PB, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), contando com a realização de oficinas pedagógicas como percurso metodológico utilizando as Histórias em Quadrinhos aliada a perspectiva do letramento, tais experiências mostraram que o trabalho pedagógico planejado, direcionado e intencional, culmina em resultados positivos, uma vez que esse tipo de literatura permite um trabalho que dialoga com outras páreas do conhecimento e desenvolve competências e habilidades nos educandos que os permite exercer as funções do letramento para além dos muros da escola, encontrando espaço no meio social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Oficina pedagógica pt_BR
dc.subject Ciclo de alfabetização pt_BR
dc.title Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta