Resumo:
As Histórias em Quadrinhos (HQ), sendo um gênero híbrido, de fácil entendimento, tem maior aceitação das crianças. Por esse motivo, neste trabalho, optamos por levá-lo para dentro do ambiente escolar, visando a sua valorização, também com o intuito de despertar o prazer pela leitura e a promoção do letramento literário, através da sugestão de uma sequência básica, a partir do modelo proposto por Cosson (2009). Para isso, é necessário entender um pouco sobre o processo histórico que as HQ estão inseridas. Nessa parte do trabalho apresentaram-se elementos que mostram panoramicamente o desenvolvimento desse gênero. Em seguida, analisou-se o quadrinho Osvaldo (2023), dos autores Edgard Guimarães e Antonio Eder, com o intuito de entender melhor a utilização dos elementos quadrinísticos na narrativa escolhida para o desenvolvimento da sequência básica. Deste modo, a pesquisa qualifica-se como qualitativa de cunho bibliográfico, realizada através da leitura de livros, sites, artigos científicos, visando maior compreensão do tema aqui abordado. Sendo assim, este artigo conta com os conhecimentos de autores como Cosson (2009), Paulino (2014), Vergueiro (2017), Ramos (2019), Soares (2023), entre outros para entendermos melhor sobre as contribuições da leitura das histórias em quadrinhos para inserção das crianças ao letramento literário nos anos iniciais. Como resultados, compreendemos que a valorização em sala de aula dos quadrinhos é de grande valia para o desenvolvimento do letramento literário, possibilitando a entrada das crianças no universo das HQ, de modo a proporcionar estratégias de leitura e interpretação textuais que contribuem para imersão em práticas de leitura literária.
Descrição:
AZEVEDO, Stéfany Lourdes Vitorino de Sousa. A formação de leitores através da história em quadrinhos Osvaldo, de Edgard Guimarães e Antonio Eder: apresentação de uma sequência básica. 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.