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O presente trabalho tem como objetivo propor uma abordagem didática a partir do livro de Cecília Meirelles Ou Isto Ou Aquilo, sugerindo uma vivência leitora voltada para alunos da educação infantil. Com isso, ao refletirmos sobre o ensino da poesia infantil no contexto escolar, nos propomos a ampliar a discussão sobre a importância desse tipo de trabalho em sala de aula, traçando um percurso histórico da poesia infantil, como uma ferramenta crucial no processo de ensino aprendizagem. A contextualização compreende o aprofundamento da leitura por meio dos intermédios contextuais que a obra traz consigo, que a torna inteligível para o leitor. Com o presente trabalho espera-se que as reflexões sobre o ensino de poesia e com a elaboração das vivências, nos dê direcionamento para que as aulas de literatura sejam de diálogo e interação entre professor e alunos na construção de significados e sentidos, principalmente na educação infantil, que a ludicidade presente nos poemas aflora a leitura prazerosa. Neste sentido, o trabalho adota como metodologia a pesquisa de base bibliográfica. Sendo que, partiremos de estudos já realizados em torno da obra e da produção literária da obra em questão, bem como recorreremos a trabalhos que discutem a importância da poesia na sala de aula, a exemplo de Paes (1996), Pinheiro (2018) e Meireles (1951). Dessa forma, entendemos que os poemas precisam ser expostos de maneira atrativa, sendo a leitura compreendida como uma atividade de prazer perante os alunos, que deverão ser convidados a apreciar os textos e vivenciandos a partir de suas imagens, seus ritmos e sonoridades, tendo, assim, aguçada a sua imaginação.Finalmente, com base no posicionamento do crítico defendido neste trabalho, podemos afirmar que o trabalho com a poesia deve ter uma constância, um planejamento e uma abordagem que extrapole os limites da sala de aula. Mas, sobretudo, que se desenvolva um trabalho prazeroso, favorecendo, consequentemente, o diálogo entre o texto literário e o leitor. Especificamente no que diz respeito ao público em período de letramento, se faz indispensável uma vivência de caráter lúdico, que possibilite o aguçamento da imaginação e da fantasia poética. Logo, as condições indispensáveis para uma abordagem exitosa da poesia em sala de aula precisam ser consequência de um trabalho sistemático e organizado, se quisermos, finalmente, formar o leitor do texto literário. |
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