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No âmbito da narrativa infantil, a história revela que as obras destinadas às crianças, surgiram através das adaptações de obras para adultos, como também, de traduções de obras estrangeiras. Ao longo do percurso histórico de determinadas obras literárias, a representação do negro aparece com grande frequência, mas por meio da imagem de personagens negros estereotipados. Partindo dessa constatação, optamos procurar obras que valorizassem as características do negro, evidenciando respeito e acolhimento. Assim, identificamos, no contexto da Literatura voltada para crianças, o livro O menino marrom, do autor Ziraldo, o qual decidimos analisar, procurando observar de que maneira o negro é retratado na obra. Nosso trabalho se caracteriza, portanto, como de cunho bibliográfico e está fundamentado nas concepções de: Coelho (1991), Cunha (2003), Lajolo e Zilberman (1999), Meireles (2016), dentre outros. A partir da análise, identificamos concepções da diversidade racial através da valorização da tonalidade de pele do protagonista. Desse modo, conseguimos constatar que a leitura da narrativa em sala de aula, contribui na representatividade negra e na reflexão das diferentes culturas. Destaca-se ainda a importância desta pesquisa para a suplementação de estudos que avançam na temática e estão voltadas para o contexto da literatura infantojuvenil. |
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