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A poesia no processo de formação do leitor é um elemento essencial, visto que, a poesia é um gênero amplo e cheio de subsídios que poderá ajudar o leitor a desenvolver o gosto pela leitura. Esta pesquisa tem por objetivo geral apresentar uma proposta de abordagem da leitura da poesia por meio do método recepcional, utilizamos a Estética da Recepção, a partir das concepções de Hans Robert Jauss (1994), e como objetivos específicos apontar algumas metodologias para aquisição de uma leitura significativa do texto poético; compreender a importância da poesia na sala de aula; e elaborar procedimentos que contemplem os passos do método recepcional. Para tanto, tomamos como base a pesquisa do tipo bibliográfica, de natureza qualitativa, fundamentada nos seguintes teóricos: Silva (1986), Mendes (2001), Zilberman (1985; 1989; 1998; 2009), Bamberger (1995), Bordini e Aguiar (1993), Pinheiro (2007), Jauss (1994), Candido (2006). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foram: a identificação da ausência de leituras significativas e as dificuldades de entendimento destas, no ambiente escolar, o que reflete no social. O processo de formação do leitor deve ser concebido através da interação entre leitor e texto. Essas dificuldades estão relacionadas a como os docentes estão abordando o ensino de literatura, com leituras desinteressantes e impostas. Por isso é importante se reinventar quanto às suas metodologias. A poesia é um elemento chave para isso, pois contribui exitosamente nesse processo de maturação da leitura. O Método Recepcional alinhado à proposta de atividades abordadas neste trabalho se mostram aplicáveis, podendo proporcionar boas práticas de leitura em sala de aula, incentivando o hábito e gosto pela leitura, assim possibilitando a construção e formação de discentes críticos e reflexivos capazes de opinar e ler diversos contextos que os rodeiam, sejam eles sociais, culturais ou políticos. |
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