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O presente trabalho objetiva apresentar uma discussão acerca das motivações que levam os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) a retornarem à escola, estabelecendo como corpus de pesquisa as constatações subjetivas de um grupo de alunos dos Módulos Finais III e IV, equivalentes à 4ª fase do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), da E. M. Profa. Judite Bezerra da Silva, turma localizada no Sítio Caroá, zona rural do Distrito de Jabitacá, Município de Iguaracy-PE. Buscou-se investigar, através da recolha e análise de narrativas escritas pelos referidos alunos, quais os principais anseios, motivações e expectativas apresentadas pelos estudantes, de modo a estabelecer diálogos com uma concepção da educação enquanto direito humano, conforme postulada por Paulo Freire, Ernst Bloch, e outros. Efetuada a análise do corpus, constatou-se que a maioria dos alunos apresenta histórias similares, evidenciando a esperança de um futuro melhor, assim como o desejo de corresponder às exigências do mercado de trabalho. Além disso, evidenciou-se como principal motivação do retorno à escola o impulso por “crescer na vida”, movido pelo desejo de
realização profissional e humana, frente às dificuldades que os fizeram abandonar precocemente os estudos. |
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