Resumo:
Neste presente artigo a discussão gira em torno das imagens e ilustrações, como instrumentos
que facilitam a construção de conhecimentos geográficos, especificamente, a partir do
cotidiano e vivência dos estudantes. Sendo assim, trata-se de um recurso que estimula o olhar
analítico e facilitador para a compreensão do conteúdo através desse aporte. Portanto, as
vivências e experiências tornam-se um ponto fundamental para a utilização de imagens e
ilustrações e dos resultados almejados nos conteúdos de Geografia, aplicados no ensino
fundamental e médio, para a construção de tais conhecimentos. Os discentes da Escola cidadã
integral Cassiano Ribeiro Coutinho, turmas do terceiro ano do ensino médio foram escolhidos
para participar da pesquisa. Este se mostraram favoráveis às indagações sobre as imagens e
ilustrações como ferramenta que auxiliam no processo de compreensão do conteúdo e
aprovam o uso destes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Para a fundamentação
teórica utilizamos os trabalhos de Cavalcanti (2011), Antônio Filho (2011), Lima e Girão
(2013), Jesus et al (2019), Pires e Cavalcanti (2020), Frasson (2021), entre outros autores.
Diante dos resultados da pesquisa foi possível compreender a visão dos estudantes acerca do
uso metodológico das imagens e ilustrações e confirmar o potencial desses recursos para a
construção do olhar geográfico e enriquecimento de conhecimentos.
Descrição:
DANTAS, Sylmara Malkovich Batista. Uso de imagens e ilustrações para a construção do conhecimento geográfico. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.