Resumo:
O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Física, com ênfase nas simulações computacionais e na abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso foi selecionada uma escola da rede pública, Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Padre Jeronimo Lauwem, localizada na cidade de Santa Luzia-PB, para aplicação de questionário e estudo sistematizado sobre o tema da pesquisa. O público alvo foram professores e alunos do ensino médio que participaram de uma explanação e apresentação sobre o tema proposto e logo após realizaram o questionário. Essa pesquisa buscou examinar quais as metodologias, empregadas pelos professores de Física e qual conhecimento os alunos do nível médio possuem sobre o uso de simulações no ensino de Física. O resultado da pesquisa mostrou que o conhecimento dos professores e alunos sobre a temática abordada, está abaixo do que se esperava. Diante disso, é preciso motivar e capacitar os professores para desenvolverem metodologias que inovem o ensino e aperfeiçoem sua prática pedagógica, como também despertar no aluno a busca pelo conhecimento, interagindo a temática abordada com o seu cotidiano. A utilização das novas tecnologias pode dinamizar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o uma ponte facilitadora do conhecimento. As simulações computacionais como material didático, assume grande importância no processo de ensino e aprendizagem, pois consegue interagir teorias, leis, fórmulas, conceitos e experimentos de maneira instigante.
Descrição:
MEDEIROS, D. C. A. de. O uso de simulações computacionais como um recurso multimidiático para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física. 2014. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.