UEPB - Repositório Digital

"Calvin e Haroldo" no Ensino Médio Integrado: proposituras educativas na disciplina Projeto de Vida

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Calvin José de
dc.date.accessioned 2023-12-11T15:09:18Z
dc.date.available 2023-12-11T15:09:18Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30533
dc.description SANTANA, Calvin José de. "Calvin e Haroldo" no ensino médio integrado: proposituras educativas na disciplina projeto de vida. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No contexto educacional contemporâneo, marcado pela busca constante de métodos inovadores no processo de ensino e aprendizagem, o Ensino Médio Integrado destaca-se pela ênfase na interdisciplinaridade e na formação integral do estudante. Nesse cenário, as histórias em quadrinhos ganham relevância como ferramenta pedagógica, capaz de envolver os estudantes e estimular reflexões profundas sobre diversos temas. Este estudo concentra-se no potencial educativo das histórias em quadrinhos protagonizadas por Calvin e Haroldo, criadas por Bill Watterson, no âmbito do Ensino Médio Integrado, especificamente na disciplina de Projeto de Vida. O que nos levou a buscar em sua construção central que orienta a pesquisa é a identificação de quais maneiras as Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo contribuem para as práticas educativas na disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado. Este estudo tem como objetivo as discussões sobre as contribuições das Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo para a disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado. Apresentamos como questão norteadora de pesquisa, como as Histórias em Quadrinhos do Calvin e Haroldo contribuem para as práticas educativas na disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio Integrado? Na busca de responder às indagações deste estudo, buscamos refletir à luz dos seguintes autores: Luyten (1985), Vergueiro (2009), Barbosa et al. (2017), Barros (2017), Duarte e Barros (2023) para discutir o contexto das Histórias em Quadrinhos na educação. Para discutirmos Ensino Médio Integrado e Projeto de Vida, usamos como referências Araújo, et al. (2008), Ramos (2008), Rodrigues; Gouveia e Filho (2022). Desta forma, no desenvolvimento do estudo, buscamos uma abordagem qualitativa em educação, tendo inicialmente uma característica exploratória, posteriormente bibliográfica e por fim, assume a característica da pesquisa pedagógica, para a pesquisa educacional analisamos e aprofundamos ideias sobre o comportamento dos educadores, desde o seu pensamento até o contexto em que se desenvolve, bem como métodos de ensino mais adequados. Portanto, ao longo do estudo, destacamos como as aventuras de Calvin e Haroldo vão além do entretenimento, tornando-se um meio eficaz de promover reflexões, debates e aprendizagens significativas, contribuindo assim, para a formação integral dos alunos no Ensino Médio Integrado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio Integrado pt_BR
dc.subject Projeto de Vida pt_BR
dc.subject Histórias em Quadrinhos pt_BR
dc.subject Calvin e Haroldo pt_BR
dc.title "Calvin e Haroldo" no Ensino Médio Integrado: proposituras educativas na disciplina Projeto de Vida pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta