Resumo:
O Ensino da Matemática vem sendo questionado durante muito tempo em vários encontros educacionais, sobre os problemas enfrentados por professores e monitores em relação ao ensino dos conteúdos matemáticos em sala de aula e das possibilidades para superação destes. Como resultado desse enfrentamento surgem novos recursos de metodologias no ensino de matemática, dentre estes o uso de materiais didáticos e a implantação de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) nas instituições de ensino como possibilidades de superação deste cenário desafiador. Nessa direção, intentando melhor compreender e contribuir com o campo em questão, constitui objetivo geral desta pesquisa investigar se os professores de matemática das escolas públicas estaduais da cidade de Desterro – PB lecionam a matemática com o auxílio de materiais didáticos e com o LEM. De modo específico, verificar qual a concepção dos alunos do Ensino Médio em relação à matemática e ao ensino desta disciplina. Este trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, cuja amostra é composta por oito (08) professores de matemática do Ensino Médio e Fundamental das Escolas Públicas Estaduais que lecionam na cidade de Desterro – PB e com dezesseis (16) alunos do Ensino Médio do mesmo município. Os dados foram coletados por meio de questionários. Observou-se que a maioria dos professores investigados utilizam recursos didáticos, detectou-se à (quase) inexistência do LEM nas escolas em que trabalham, mas os docentes sinalizam o desejo da existência deste espaço, embora seja uma disciplina temida pelos alunos.
Descrição:
MEDEIROS, D. C. A. de. O uso de simulações computacionais como um recurso multimidiático para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física. 2014. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.