Resumo:
Este trabalho tem por finalidade trazer reflexões sobre os problemas que estão presentes no ensino de Física a exemplo da ausência de profissionais formados na área, a falta de laboratórios e a carência de metodologias que acompanhem as novas tecnologias existentes na atualidade. Por isso, o estudo abordou a história do ensino de Física no Brasil, o uso de laboratórios virtuais, a aprendizagem significativa e o uso do software PhET. Sendo este trabalho uma pesquisa de campo, foi abordada a opinião dos alunos do ensino médio de escolas públicas do sertão da Paraíba com relação às metodologias utilizadas nas aulas de Física, com o objetivo de verificar a utilização do Laboratório Virtual no Ensino de Física, através da utilização do Software PhET como Instrumento de ensino na rede pública de Ensino do Sertão Paraibano. Diante da possibilidade de utilizar laboratórios virtuais, foram ministradas aulas com auxílio do simulador aos alunos, proporcionando aos mesmos a oportunidade de exercer uma prática experimental nesta disciplina. As aulas ocorreram sempre com a utilização do simulador junto aos materiais produzidos, para serem utilizadas como subsidio de suporte aos alunos no manuseio do software. Dentre as constatações obtidas com a pesquisa, observamos que as aulas ministradas com a utilização do software, facilitou o processo de ensino e aprendizagem da física, gerando uma maior motivação para os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos trabalhados, promovendo uma aprendizagem significativa.
Descrição:
VÁSQUEZ, R. S. B. F. Um estudo do Laboratório Virtual no Ensino de Física e o uso do PhET como instrumento de ensino. 2014. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.