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Observa-se que boa parte dos alunos da EJA (Educação de jovens e Adultos) considera a Matemática bastante difícil em relação às outras disciplinas, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa, foi detectar as dificuldades enfrentadas na Educação Matemática na EJA. O referencial teórico utilizado foi com base nos principais teóricos como: D’Ambrósio (1993 e 1996), Flemming (2005) e Chagas (2004), sobre a Educação Matemática; Balsanelli (2012), Ferrari (2005) e Brasil (2006), sobre a EJA; Fonseca (2007) e Brasil (2002b), sobre a Educação Matemática e EJA e Lima (2010), Brasil (2002a) e Freire (1987), sobre Paulo Freire e a EJA. A pesquisa foi dividida em duas etapas que se constituíram na aplicação de questionários a professora e aos alunos da EJA do Ensino Médio de uma escola pública Estadual em Desterro – PB. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo, com análise qualitativa e quantitativa, dos dados obtidos. Os resultados mostrados, indicaram que as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática na EJA são: a falta de material didático, o trabalho excessivo dos alunos não restando tempo para estudar, a falta de formação específica do professor para atuar na EJA, falta de infraestrutura, incentivo e apoio a essa modalidade de ensino e outras dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. |
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