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Mecanismos de representação americana em Woody woodpecker: uma abordagem semiótica cultural

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dc.contributor.author Fernandes, Maria Joselma Vicente
dc.date.accessioned 2023-12-12T14:01:20Z
dc.date.available 2023-12-12T14:01:20Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 370.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30586
dc.description FERNANDES, Maria Joselma Vicente. Mecanismos de representação americana em Woody woodpecker: uma abordagem semiótica cultural. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Em 1940, o Pica-Pau, do original Woody Woodpecker, foi criado pelo cartunista Walter Lantz nos EUA em seu estúdio de animação, aparecendo pela primeira vez no episódio chamado Knock Knock, no mês de novembro do mesmo ano, dentro de um desenho de Andy Panda. É indiscutível que ao produzir a animação o cartunista Walter Lantz propague valores culturais e nos apresente o imperialismo americano através de signos culturais e simbologias, seus costumes e valores através do personagem Pica Pau, viabilizando uma nova interpretação na mente do espectador. O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a linguagem para caracterizar os personagens em alguns episódios do seriado, reunindo analogias em alusão aos americanos, o cenário, as cores do protagonista, os objetos utilizados como pano de fundo, dentre outros aspectos semióticos (Santaella, 2005). Ainda assim, especificamente, descreveremos brevemente um recorte histórico dos Estados Unidos no século XX, enfatizando o momento de guerras vivenciado pelo país, correlacionando o momento histórico com o surgimento do seriado; apontaremos aspectos gerais da vida e obra de Walter Lantz; exploraremos os conceitos de semiótica cultural (Israel, 2020; Cortina et al., 2014; Bordin, 2013) a partir da sua história de surgimento, bem como, seus objetos de estudos. A pesquisa seguiu uma abordagem de cunho qualitativo, em que o trabalho, em relação ao seu método de investigação, se apresenta como uma análise dentro da semiótica cultural que adota matrizes de linguagem e pensamento. Conclui-se que a abordagem realizada dentro da semiótica cultural, nos levou a compreensão de que estamos em uma época em que tudo pode ser considerado linguagem, mas que pouco sabemos sobre os códigos que modelizam tais linguagens, e sabemos menos ainda do que se alimenta o processo de significação de tais linguagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jackson Cícero França Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pica-Pau pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Semiótica Cultural pt_BR
dc.subject Representação Americana pt_BR
dc.title Mecanismos de representação americana em Woody woodpecker: uma abordagem semiótica cultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


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