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A poluição sonora é o excesso de ruídos que prejudica a saúde física e mental da população. Muitas vezes esse tipo de poluição passa despercebida pois não produz resíduos, acúmulos poluentes na terra, ar ou mar, mas que afeta diretamente o organismo do ser humano por fazer parte de seu cotidiano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualquer som que ultrapasse o valor de 50 decibéis pode ser considerado nocivo à saúde. Diante disso, um ambiente que é bastante afetado por ruídos, causando desconforto e preocupação, é o escolar. Em escolas, o ruído pode interferir na saúde de educadores(as) e estudantes e também no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há estreita relação entre eficiência de ensino e condições acústicas da Instituição. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos(as) alunos(as) e professores(as) de Escolas Públicas do Estado da Paraíba, quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem por meio da aplicação de um questionário, o estudo foi desenvolvido durante e após a pandemia Covid 19. Além disso, o projeto teve como propósito realizar visitas as escolas; reuniões para elencar as diversas atividades de recreação, didáticas e culturais desenvolvidas nas Instituições e a produção de palestras acerca do tema, possibilitando a troca de conhecimentos e a conscientização sobre o tema apresentado, e então determinar soluções que possam proporcionar conforto acústico aumentando a segurança, satisfação e saúde de todos(as). Confirmamos, conforme vários pesquisadores(as), que a poluição sonora apesar de invisível é um crime ambiental que causa danos a saúde física, social e mental ao ser humano, diante disso, o controle da poluição sonora requer soluções técnicas e educativas nas escolas públicas. |
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