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Desafios do processo de ensino aprendizagem na sala de aula da EJA

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dc.contributor.author Bernardo, Edinairan Cardoso
dc.date.accessioned 2023-12-12T14:39:59Z
dc.date.available 2023-12-12T14:39:59Z
dc.date.issued 2023-12-12
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30596
dc.description BERNARDO, E. C. Desafios do processo de ensino aprendizagem na sala de aula da EJA. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como foco principal abordar o desenvolvimento da prática de ensino destinado aos jovens e adultos nas situações reais de educação. Com base nisso, visando contemplar, de modo introdutório essa temática, compreende-se que, em conformidade com a legislação brasileira, a Educação de Jovens e Adultos – EJA- é uma modalidade de educação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), (Lei nº 9.394/96) no artigo 37, § 1º. No âmbito das regulamentações do Ministério da Educação (MEC), que garantem os direitos dos estudantes da EJA, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, Art. 4º. Inciso 1º, que estabelece as bases e diretrizes da educação nacional, abrangendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade convencional. Assim, com objetivo de analisar o discurso teórico-Prático sobre o Ensino de Jovens e Adultos, presente no Plano Nacional de Educação - PNE, em consonância com a prática docente em sala de aula. De forma mais específica, buscou-se apontar a importância do desenvolvimento efetivo da Educação de Jovens e Adultos no cotidiano de sala de aula; refletir sobre a pertinência de uma formação docente com excelência e, por fim, relatar de que modo a prática de ensino da EJA é estabelecida por meio do PNE em contraste com as informações do IBGE e da pesquisa de campo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica aprofundado, que abrangerá documentos e resoluções do Ministério da Educação relacionados ao EJA, e, também, levantamento de campo que servirá como base sólida para compreender como a EJA é posicionada e abordada nas políticas educacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jaqueline Michele França Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher CDD 374 pt_BR
dc.subject Plano Nacional de Educação (PNE) pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Desafios do processo de ensino aprendizagem na sala de aula da EJA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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