dc.description.abstract |
O presente estudo tem como foco principal abordar o desenvolvimento da prática de ensino destinado aos jovens e adultos nas situações reais de educação. Com base nisso, visando contemplar, de modo introdutório essa temática, compreende-se que, em conformidade com a legislação brasileira, a Educação de Jovens e Adultos – EJA- é uma modalidade de educação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), (Lei nº 9.394/96) no artigo 37, § 1º. No âmbito das regulamentações do Ministério da Educação (MEC), que garantem os direitos dos estudantes da EJA, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, Art. 4º. Inciso 1º, que estabelece as bases e diretrizes da educação nacional, abrangendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade convencional. Assim, com objetivo de analisar o discurso teórico-Prático sobre o Ensino de Jovens e Adultos, presente no Plano Nacional de Educação - PNE, em consonância com a prática docente em sala de aula. De forma mais específica, buscou-se apontar a importância do desenvolvimento efetivo da Educação de Jovens e Adultos no cotidiano de sala de aula; refletir sobre a pertinência de uma formação docente com excelência e, por fim, relatar de que modo a prática de ensino da EJA é estabelecida por meio do PNE em contraste com as informações do IBGE e da pesquisa de campo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica aprofundado, que abrangerá documentos e resoluções do Ministério da Educação relacionados ao EJA, e, também, levantamento de campo que servirá como base sólida para compreender como a EJA é posicionada e abordada nas políticas educacionais. |
pt_BR |