Resumo:
Este trabalho discorre sobre a presença da Literatura Afro-brasileira no contexto da sala de aula, conforme preconiza a Lei 10.639/2003, a partir da reflexão do poema “Sou Negro” do escritor Solano Trindade. O objetivo está em verificar como tal produção literária pode contribuir na formação de alunos conscientes acerca da história do povo negro, em torno de questões de identidade e pertencimento étnico-racial. Como fundamentação teórica, contamos com os estudos Ferraz (2020), Queiroz e Botelho (2019), Hattnher (2009), Bosi (2015), Castells (2001), Bernd (1992), Cuti (2010), entre outros. Através da poesia de Solano Trindade, é possível refletir sobre questões étnico-raciais e o modo como o poeta discute metaforicamente questões de estereótipos difundidos ao longo da história contra o povo negro.
Descrição:
SOUZA, Marcos Sales de. Questões de identidade e pertencimento cultural no poema "Sou Negro" de Solano Trindade. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.