dc.description.abstract |
O presente texto aborda os desafios enfrentados na utilização da linguagem digital como recurso na construção do conhecimento. Questiona-se a base teórica e a eficácia dos recursos digitais no estímulo à produção textual, destacando a importância da leitura e escrita para a interação social. Nesse contexto, a escola assume o compromisso de promover o desenvolvimento de competências em letramento, especialmente no âmbito digital, considerando que os alunos são nativos digitais nesta era. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especificamente, investiga o impacto do uso desses recursos, com destaque para o Tik Tok, na qualidade do planejamento da escrita e da comunicação. Além disso, busca compreender o papel desses recursos tecnológicos na melhoria das habilidades linguísticas dos alunos. Para alcançar tais objetivos, a atividade proposta consiste na análise do conto "O Alienista" de Machado de Assis, e na produção de resenhas críticas em formato escrito e em vídeo para o Tik Tok, promovendo o senvolvimento de habilidades de leitura, escrita, análise crítica e uso responsável das tecnologias digitais. A pesquisa adotou
uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando análise de conteúdo de fontes como livros, artigos científicos e documentos oficiais. A análise crítica e reflexiva dos resultados obtidos embasa as discussões e conclusões apresentadas no estudo. A pesquisa percorre diferentes etapas, abordando conceitos como cibercultura, ciberespaço, multiletramentos e TDICs, discutindo as dificuldades enfrentadas pelos professores na era digital e analisando a BNCC em relação ao uso das tecnologias digitais. A compreensão desses conceitos fundamentais, aliada às demandas dos alunos e às habilidades necessárias para os professores, contribui para a adaptação e atualização do currículo escolar, incorporando objetos digitais de aprendizagem
nas aulas. |
pt_BR |