Resumo:
Esta pesquisa investigou acerca da relação pedagógica que há entre a Alfabetização
e o Letramento com o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia. Aliando a
interdisciplinaridade no ensino de Geografia em prol de uma aprendizagem
significativa, relacionando os temas propostos já nos primeiros contatos que o aluno
tem nos anos iniciais com as práticas do ensino de Geografia. Para aclarar
teoricamente esta discussão, utiliza-se autores como Romão (2019), Breda e
Straforini (2020) acerca da temática Letramento e Alfabetização, sobre o ensino de
Geografia, Silva e Fonseca (2010), Callai (2005), acerca da interdisciplinaridade e
ensino de Geografia, Fazenda (1994), dentre outros autores. A pesquisa se baseou
na abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise documental a partir de livros
didáticos. Como resultados, este trabalho evidencia abordagens que inserem o aluno
no mundo da leitura e da escrita, práticas sociais fundamentais para conhecer,
interpretar e intervir positivamente no mundo em que vive, sendo este um dos
aspectos fundantes do ensino de Geografia. Busca-se contribuir com os estudos no
campo das didáticas e do ensino de Geografia, associando os atos e teorias da
Alfabetização e do Letramento para uma compreensão maior de mundo, dos saberes
e das formas mais variadas e específicas do ser e do estar no mundo.
Descrição:
NASCIMENTO, Sabrina Martins do. Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.