UEPB - Repositório Digital

Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Sabrina Martins do
dc.date.accessioned 2023-12-13T13:47:18Z
dc.date.available 2023-12-13T13:47:18Z
dc.date.issued 2023-12-06
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30624
dc.description NASCIMENTO, Sabrina Martins do. Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa investigou acerca da relação pedagógica que há entre a Alfabetização e o Letramento com o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de Geografia. Aliando a interdisciplinaridade no ensino de Geografia em prol de uma aprendizagem significativa, relacionando os temas propostos já nos primeiros contatos que o aluno tem nos anos iniciais com as práticas do ensino de Geografia. Para aclarar teoricamente esta discussão, utiliza-se autores como Romão (2019), Breda e Straforini (2020) acerca da temática Letramento e Alfabetização, sobre o ensino de Geografia, Silva e Fonseca (2010), Callai (2005), acerca da interdisciplinaridade e ensino de Geografia, Fazenda (1994), dentre outros autores. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, revisão de literatura e análise documental a partir de livros didáticos. Como resultados, este trabalho evidencia abordagens que inserem o aluno no mundo da leitura e da escrita, práticas sociais fundamentais para conhecer, interpretar e intervir positivamente no mundo em que vive, sendo este um dos aspectos fundantes do ensino de Geografia. Busca-se contribuir com os estudos no campo das didáticas e do ensino de Geografia, associando os atos e teorias da Alfabetização e do Letramento para uma compreensão maior de mundo, dos saberes e das formas mais variadas e específicas do ser e do estar no mundo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização Geográfica pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento geográfico nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta