Resumo:
As plantas vêm, ao longo da história da humanidade, sendo usadas como recurso
alimentar e terapêutico. Contudo, o conhecimento medicinal das plantas atrelado ao
aspecto cultural é pouco discutido em sala de aula. Sendo assim, o presente trabalho
tem como objetivo realizar um levantamento das plantas medicinais do município de
Sertãozinho, Paraíba, através de atividade de pesquisa desenvolvida com alunos do
ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual Ensino Fundamental e Médio João
de Freitas Mouzinho. As atividades foram realizadas por meio de aulas explicativas e
pesquisas de campo, com aplicação de questionário a moradores locais e familiares
dos alunos, além de raizeiros encontrados em feiras-livres do município. No geral,
foram registradas 92 espécies de plantas medicinais. As espécies mais citadas pelos
entrevistados foram a Hortelã miúda (Mentha crispa L.) (72 citações), a Canela
(Cinnamomum zeylanicum Blume) (70 citações) e a Erva doce (Foeniculum vulgare
Mill.) (70 citações). As espécies com maiores indicações de uso foram a Cavalinha
(Equisetum arvense L.) (19 indicações medicinais), a Canela (Cinnamomum
zeylanicum) (18 indicações) e o Gervão (Stachytarpheta cayennensis (Rich Vahl)) (18
indicações). Os chás consistiram na principal forma preparo dos medicamentos. Os
tratamentos mais apontados foram problemas respiratórios, gripes, resfriados e
problemas gástricos. As experiências didáticas trabalhadas com os educandos
destacam que muitos deles já possuíam um conhecimento básico sobre as finalidades
medicinais de algumas plantas. Verificou-se que o conhecimento popular sobre as
plantas medicinais está ligado á vida cultural dos educandos no convívio familiar. O
conhecimento tradicional, aliado ao conhecimento científico adquirido no desenvolver
da pesquisa, permitiu trabalhar as aulas de Geografia, de forma dinâmica e interativa,
com a possibilidade de resgate da valorização cultural presente no cotidiano do
educando.
Descrição:
SILVA, Luiz Weslei de Freitas. Plantas medicinais, geografia e valorização cultural: experiências de atividades realizadas no ensino médio, Sertãozinho, Paraíba. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.