dc.contributor.author |
Elias de Souza, Hayanne |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-13T18:53:26Z |
|
dc.date.available |
2023-12-13T18:53:26Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30639 |
|
dc.description |
SOUZA, Hayanne Elias de. Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do Reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB. 2023. 51f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente escrito busca analisar a inclusão dos temas de sustentabilidade e coleta seletiva no
ensino de Geografia na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, em Araçagi - PB. O
objetivo principal é compreender como esses temas são envolvidos no contexto da disciplina
eletiva “Cuidando, Encantando e Reciclando”, propondo ações que considerem a realidade
local dos alunos. Além disso, o desenvolvimento do jogo Reciquiz como uma ferramenta
interativa e lúdica para dinamizar o aprendizado de Geografia. A metodologia envolve uma
pesquisa-ação, respaldada por uma revisão bibliográfica que abrange estudos sobre ensino de
Geografia, sustentabilidade e coleta seletiva. Os resultados preliminares revelam a participação
dos alunos na discussão e compreensão das questões ambientais locais, gerando um aumento
no entendimento sobre os temas envolvidos. O Reciquiz, como uma estratégia lúdica,
demonstrou ter sucesso ao engajar os alunos e fomentar uma conscientização mais aprofundada
sobre sustentabilidade e coleta seletiva. Dessa forma, a abordagem dinâmica e participativa,
exemplificada pelo Reciquiz, tem potencial para fortalecer a conscientização ambiental. A
interação entre teoria e prática, aliada à colaboração entre professores e estudantes, reforça a
importância de estratégias inovadoras no ensino de Geografia. Este estudo destaca a relevância
e a relevância de abordagens mais dinâmicas para tornar o aprendizado mais eficaz e
significativo para os alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
ReciQuiz |
pt_BR |
dc.title |
Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |