UEPB - Repositório Digital

Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bandeira, Lohana Vivia de Almeida
dc.date.accessioned 2023-12-14T11:48:30Z
dc.date.available 2023-12-14T11:48:30Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30649
dc.description BANDEIRA, Lohana Vivia de Almeida. Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise da narrativa infantil intitulada A fada que tinha ideias (1971), da autoria de Fernanda Lopes de Almeida, buscando identificar marcas dos contos de fadas tradicionais (justificando assim, o que denominamos de tradição no título desta pesquisa), presentes no enredo da obra, bem como mostrar, de que maneira a autora rompe com essa tradição, evidenciando, desse modo, a modernidade em seu texto. Trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoia teoricamente em estudos voltados para a história da Literatura InfantoJuvenil, a partir de Cunha (2006), Lajolo & Zilberman (2007), passando por autores que se debruçam sobre as especificidades dos Contos de fadas, daí a referência a Abramovich (2006), dentre outras obras e trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre a obra da autora. A análise do livro de Fernanda Lopes de Almeida nos permitiu identificar que a obra não apenas se conecta à tradição dos contos de fadas, mas também introduz elementos inovadores que rompem com essa tradição. Por fim, foi possível concluir que as inovações na linguagem, no estilo da narrativa, na desconstrução de estereótipos e na abordagem de temas contemporâneos, utilizadas pela autora, tendem a contribuir de maneira significativa para a formação do leitor infantil e juvenil, e para melhor compreensão de seu mundo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Narrativa infantil pt_BR
dc.subject Fernanda Lopes de Almeida pt_BR
dc.subject Tradição pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.title Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta