UEPB - Repositório Digital

Atividades lúdicas e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Ana Gabryele dos Santos
dc.date.accessioned 2023-12-15T12:40:46Z
dc.date.available 2023-12-15T12:40:46Z
dc.date.issued 2023-08-31
dc.identifier.other CDD 616.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30700
dc.description PEREIRA, Ana Gabryele dos Santos. Atividades Lúdicas e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As atividades lúdicas consistem em uma ferramenta importante ao aprendizado e ao desenvolvimento de todo indivíduo, sendo importante abordá-las de forma ampla e adaptada às necessidades de cada pessoa. No que diz respeito às crianças com o Transtorno de Espectro Autista, as atividades lúdicas influenciam em seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor. O objetivo foi analisar o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Percorreram-se cinco etapas: elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema), busca dos estudos na literatura, avaliação dos estudos, análise dos dados e apresentação da revisão. Foram selecionadas a biblioteca Scientific Electronic Library Online e as bases de dados National Library of Medicine e a Biblioteca Virtual de Saúde. A busca ocorreu no mês de julho de 2023 e foram utilizados os descritores “ludicidade”, “desenvolvimento infantil”, “transtorno do espectro autista” e “autismo”. Compuseram a amostra desta revisão artigos completos disponíveis, publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2023) e nos idiomas português e inglês. Foram excluídos os estudos duplicados e não disponível em texto completo. Inicialmente, foram encontradas 2.016 publicações. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, quatro artigos compuseram a amostra final. Os estudos evidenciaram o papel fundamental das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças com o Transtorno de Espectro Autista. Foi observado que a abordagem de ensino de forma lúdica torna o ambiente rico de oportunidades, inclusão e cuidado, criando caminhos alternativos na prática educativa e orientada às crianças com autismo. Conclui-se que a ludicidade proporciona benefícios significativos para as crianças com o Transtorno de Espectro Autista ao ampliar as possibilidades de interação e desenvolvimento da criança nos diferentes espaços sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Me. Anniely Rodrigues Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Atividades lúdicas e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta