Resumo:
Este trabalho é resultado da exigência da graduação em Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a construção desse estudo foi feita uma articulação entre os campos da Literatura e da Psicanálise, fazendo uso dos conceitos da escrita, da histeria, e do feminino. Tomando para o cerne dessa discussão o romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, problematizamos a relação existente entre os saberes psicanalítico e literário, pensando a função da escrita como um savoir-faire frente à castração. Nesse sentido, fizemos uma digressão histórica na obra freudiana contextualizando a histeria e o surgimento da associação livre como método terapêutico e a implicação de quem escuta, com a atenção flutuante. A partir das considerações feitas sobre o discurso histérico, refletimos sobre o “ser” feminino posto tanto para o homem quanto para a mulher, dentro da lógica psicanalítica, referendando esta premissa nos protagonistas de Clarice Lispector: Lóri e Ulisses.
Descrição:
MELO, R. X. de. Escrita, histeria e feminino. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.