UEPB - Repositório Digital

Suicídio na adolescência e psicanálise: uma revisão sistemática da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author David, Lisa Martha Silva
dc.date.accessioned 2023-12-19T21:09:17Z
dc.date.available 2023-12-19T21:09:17Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 362.28
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30811
dc.description DAVID, Lisa Martha Silva. Suicídio na adolescência e psicanálise: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Na adolescência, os sujeitos se defrontam com a questão do por que viver. Em tempos de enfraquecimento de referenciais simbólicos, a construção dessa resposta torna-se ainda mais complexa. Nesse sentido, presencia-se um aumento expressivo do suicídio na população de 14 a 19 anos, o que leva ao questionamento se a morte autoprovocada nessa população teria relação com a especificidade da travessia adolescente, marcada por intenso trabalho psíquico e subjetivo. Além disso, questiona-se sobre a relação entre suicídio juvenil e as novas configurações do laço social contemporâneo. Diante disso, o presente artigo teve como objetivo principal identificar como o suicídio na adolescência vem sendo abordado pela psicanálise na literatura científica. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo; Pepsic; Index Psi e BVS. Foram utilizados os descritores: suicídio AND psicanálise AND adolescência; suicídio AND psicanálise; passagem ao ato AND adolescência e suicídio AND adolescência. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos nacionais publicados em português entre 2017 e 2021 de fundamentação teórica psicanalítica. Foram identificados 796 registros, dos quais 13 se qualificaram nos critérios estabelecidos. Para análise dos dados objetivos, foram utilizados quadros de análises com categorias predefinidas contendo: ano de publicação; revista eletrônica; objetivos, e delineamento metodológico. Após a leitura pormenorizada dos estudos selecionados, as ideias dos autores foram sintetizadas em categorias temáticas definidas a posteriori. Após leitura pormenorizada das produções selecionadas, foram criadas três categorias temáticas e duas subcategorias. As categorias produzidas foram: “A adolescência para a psicanálise”; “O adolescente frente ao mal estar contemporâneo”, com as subcategorias “Família” e “Reflexões sobre a função da Escola em relação ao suicídio adolescente” e por último a categoria “O lugar dos atos e condutas de risco na adolescência contemporânea”, que sintetizaram a ideia dos autores. Concluiu-se que o suicídio na adolescência comporta especifidades que dizem respeito à contemporaneidade e às operações subjetivas e psíquicas próprias desse tempo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Suicídio pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.title Suicídio na adolescência e psicanálise: uma revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta