Resumo:
Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliou-se a busca por pro¬fissionais da saúde aptos a romper com o modelo biomédico e atuar seguindo os princípios e as diretrizes preconizadas por esse sistema de saúde. Nessa perspectiva, a diversificação dos cenários de aprendizagem proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) caracteriza os estágios supervisionados como uma das estratégias para aproximar a formação profissional ao SUS. Diante disso, o objetivo desse estudo foi analisar as percepções dos gradu¬andos do curso de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus I, Campina Grande – Paraíba, em relação à importância atribuída e às experiências vivenciadas nos estágios realizados nos serviços públicos de saúde intra e extramuros para sua formação profissional. Para isso, foi realizada uma pesquisa transversal, descritiva e quantiqualitativa. Os dados foram coletados mediante um questionário e, organizados em uma planilha Excel, calculando as frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas. Em seguida, empregou-se o teste qui-quadrado de Pearson (ou exato de Fisher quando adequado) para determinar a associação entre a autoavaliação da experiência no(s) estágio(s) e as demais variáveis. Todas as análises foram conduzidas com o auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 20.0 com o nível de significância fixado em p < 0,05. A amostra foi composta por 90 discentes com idade variando entre 18 e 33 anos, tendo como média 23,08 anos, a maioria era do sexo feminino (73,3%), solteira (88,9%) e pertencentes aos 3 últimos períodos do curso (53,3%). É destacada a satisfação dos discentes com os estágios supervisionados por desenvolverem competências gerais e específicas, além de poder conhecer a realidade social e interagir com profissionais de outras áreas. Conclui-se, assim, que os graduandos de odontologia compreendem a importância das experiências nos estágios supervisionados para a formação profissional, mesmo com a interferência de algumas fragilidades encontradas na Instituição de Ensino Superior e no serviço público de saúde.
Descrição:
GONZAGA, Débora Emilly Leite. Percepção de graduandos em odontologia acerca das experiências nos estágios para a formação profissional. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.